segunda-feira, 26 de abril de 2010

CD SERTÃO CLÁSSICO



Como foi criado o Projeto

Se uma imagem vale mais que mil palavras, quantos sons ela pode conter? O violinista e multi-instrumentista Marcus Penna deu sua própria resposta a esse enigma com o CD “Sertão Clássico”. Uma foto antiga, batida no interior de Minas lá pela década de 30, foi capaz de evocar memórias remotas da musicalidade caipira e tirar sons geniais do violino. Trilhando os caminhos do imaginário popular através de Mogianas e Sorocabanas virtuais, o violinista fez o percurso inverso de seus antepassados.
Percorreu grotões profundos da alma dos sertões, revisitando momentos marcantes da cultura brasileira em arranjos que fundem o rural e o urbano em clássicos da música raiz: “Triste Berrante”, “O Menino da Porteira”, “No Rancho Fundo”, “Mulher Rendeira”, “Luar do Sertão”. Dos modernistas brasileiros, interpreta “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade; e na sua composição “Martelada” emprega o martelé, uma técnica violinística, para recuperar um Coco de Festa citado por Guimarães Rosa. Bebericando em várias fontes da música raiz brasileira, Marcus Penna fez arranjos, adaptações e composições que se utilizam também do improviso como elemento musical e transitam entre estilos populares (toada, canção, guarânia, modinha, baião, congada, catira, martelo, coco, valseado) e formas clássicas da música (prelúdio, cantata, toccata, suíte, partita) — amálgama que sintetiza o rural e o urbano, o sagrado e o profano, o popular e o erudito.
Esse projeto musical começou a tomar corpo quando Marcus Penna foi convidado para gravar solos de violino na novela “O Rei do Gado”, de Benedito Ruy Barbosa. Desde então, as composições e os arranjos foram sendo lapidados nos intervalos de outros trabalhos do músico, como os espetáculos do grupo teatral XPTO e a peça “Um Certo Olhar – Pessoa e Lorca”, dirigida por José Possi Neto e interpretada por Raul Cortez.

A foto e o músico

O lavrador Antônio Custódio de Godoy, todo de branco e sentado à esquerda dos violeiros na foto, é tio do lado paterno da família de Marcus. Mineiro de Itamoji, devia estar com quase 20 anos quando a foto foi tirada numa Festa do Divino. Na década de 40, ele migrou para São Paulo. Tornou-se operário da indústria de vidro e trouxe o pai de Marcus para a cidade grande. Fez da Vila das Palmeiras, nas cercanias da Freguesia do Ó, um pedaço de Minas. Todo ano, fechava sua rua para os festejos juninos, com encenações e muita música.
A presença de Antônio foi constante na infância de Marcus. O menino aguardava ansioso a volta do tio da fábrica para as cantorias noturnas na casa dele. Uma imensa bicicleta preta encostada no muro era sinal que o tio chegara em casa para alegria do sobrinho. Autodidata, Antônio tocava vários instrumentos (violão, violino, acordeon). Marcus devia ter uns oito anos quando o tio lhe apresentou o violino, instrumento que se tornaria companheiro da vida toda.

Texto de Maurício Maia


REPERTÓRIO
1. Luar do Sertão (Catulo Cearense)
Rancho Fundo (Ary Barroso e Lamartine Babo)
2. Saudade da Minha Terra (Goiá e Belmonte)
3. Você Vai Gostar – Lá no Pé da Serra (Elpídio dos Santos)
4. Viola Quebrada (Mário de Andrade)
5. Felicidade (Lupicínio Rodrigues)
6. Menina Bonita (Wilson Frade)
7. Mulher Rendeira (tema popular do Norte — adaptação de Marcus Penna)
8. Prelúdio (J.S. Bach — adaptação de Marcus Penna)
Triste Berrante (Adauto Santos)
9. Jesus Alegria dos Homens (J.S. Bach)
10. O Menino da Porteira (Teddy Vieira e Luizinho)
11. Martelada (Coco de Festa, de Chico Rabeca; música de Marcus Penna)
12. Ave Maria (J.S. Bach e Gounod — adaptação de Marcus Penna)

FICHA TÉCNICA

MARCUS PENNA — cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista (violino, bandolim, violão, percussão)
ROSA VASCONCELLOS TIBÚRCIO — piano e produção artística
MAURÍCIO MAIA — produtor executivo
ESTÚDIO WKP SOM E IMAGEM
Masterização — MCK Com. e Repres. Fonogr. Ltda
Produzido por Sonopress Rimo Ind. e Com. Fonogr. Ltda.

15 comentários:

  1. Marcus,
    Assisti sua apresentação na gravação do programa do Rolando Boldrim. Um espetáculo. Parabéns.
    Átalo Tiradentes

    ResponderExcluir
  2. Estamos todos muito encantados com a qualidade musical do seu cd. Agora, conhecendo mais ainda sua história e toda a sua dedicacao aos estudos da música neste site, compreendemos que uma producao tao espetacular nao acontece mesmo por acaso e sim, é fruto da persistencia num talento raro... Aguardamos sua vinda a Sao José do Rio Preto/SP.

    ResponderExcluir
  3. Sem o reconhecimento e a valorosa apreciação de um público especial como vocês, nada disso faria sentido. Obrigado e espero em breve apresentar este show em São José, cidade que já conheço e onde fui muito bem recebido com outros trabalhos!

    ResponderExcluir
  4. Assisti sua fantástica apresentação no Sr. Brasil na última 3a. feira.
    Não consegui encontrar seu CD. Onde posso adquiri-lo ?

    Marta

    ResponderExcluir
  5. Olá Marta.
    Muito obrigado por suas palavras.
    Fico muito feliz que tenha gostavo da nossa apresentação.
    Acabamos de colocar o contato para compra de Cd, show, etc.
    Pode falar com a minha produtora:
    Aimê Uehara (11) 9803 8088 mpennaproducao@hotmail.com

    Um grande abraço!
    Marcus Penna

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela participação do Sr. Brasil. Vi a reprise neste domingo. Lindas músicas. Vou encomendar o CD.
    L. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Marcus Penna, obrigada pela felicidade proporcionada a mim e, certamente, a muitos pelas lindas músicas cantadas no Programa Sr. Brasil. Quando cantava, estava conversando com sua filha, já encomendando o seu CD. Parabens pelo belo trabalho e que Deus inspire você e todos os seus músicos para a criação novos CDs! Fiquei mais feliz ainda, quando soube que seu avô é natural de Muzambinho, assim como eu. Tudo, tudo de bom para todos vocês e estarei acompanham suas cantorias, pois são belas. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Música de qualidade rara. Não me contive, de emoção, ao ouvir. Ainda bem que existe muita gente de bom gosto para a música, embora não haja tanto espaço na mídia para a verdadeira música brasileira. Felizmente, temos a TV Cultura, o Rolando Boldrin, a Inezita Barroso. Graças a eles é que a música brasileira consegue aparecer para o público. Parabéns Marcus Penna e Equipe de músicos.
    Marcos Sílvio - Telespectador

    ResponderExcluir
  9. Marcus, sua voz, seu violino e seu repertório nos encantam e emocionam! Parabéns a você, aos que o acompanham e ao Rolando Boldrim que nos traz "cá no fim do mundo" aoportunidade de conhecer seu maravilhoso trabalho! Valeu pela alegria dessa manhã de um domingo parado e triste!!!!!!!!!! Vamos encomendar o CD. Jane

    ResponderExcluir
  10. Lincoln Antonio de Castro11 de jul. de 2010, 08:30:00

    Quero comprar CD Sertão Clássico. Informar forma de venda e pagamento.
    Parabéns pela primorosa apresentação no Sr. Brasil

    ResponderExcluir
  11. Marcus, você é um artista completo. Parabéns pelo seu trabalho!!! Ah, e quero seu CD, é show!!!!!!!
    Desejo que você e sua equipe brilhem sempre, com humildade e alegria...
    Um abraço,
    Ana Léa, Patos de Minas/MG

    ResponderExcluir
  12. Cara meus parabens , adorei sua apresentação no programa sr.brasil , muito bom , precisamos de artistas assim como vc , que canta musicas de verdade , não essas porcarias que a gente ouve por ai , mesmo sem querer , parabens e boa sorte.

    Um abraço ,

    Adrielliton Braga

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcus,sou de vendedora de uma loja de cd´s em Nova Friburgo-RJ e queriamos saber como adquirir seu cd,ouvimos muitos elogios a respeito dele,Por favor se puder me responder eu agradeço desde já!

    Nathalia de Fatima.
    Galeria do som.

    ResponderExcluir
  14. Marcelos Gervásio Vieira25 de jul. de 2010, 05:47:00

    Marcus,
    Parabéns pela sua apresentação no "Sr. Brasil".
    O nosso Brasil é rico culturalmente, temos grandes talentos e a maioria da mídia não mostra.
    É preciso acreditar em nossos caminhos dando-os a cor necessária para que outros exerguem a beleza suave e poética de cada pedra encontrada.
    Você é capaz conduzir o "trem" musical.
    Sucesso para você e toda a equipe.

    Abraços

    Marcelos Gervásio
    Jacaraípe - Serra - ES

    ResponderExcluir
  15. Ola Marcus,

    Sou Márcia Porto, cantora, moro na Bahia. Achei maravilhosa a ideia deste Cd, gostaria de adquiri-lo de manter contato para te convidar para um evento maravilhoso que acontece aqui em amrço"A grade Caminhada Pela paz".

    marcia

    ResponderExcluir